Capacitação sobre Incubadoras de Empresas para o GT de Incubadora de Empresas de São João de Meriti

Na última quinta-feira, 20 de agosto, o campus São João de Meriti realizou a capacitação do Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo projeto de implantação da Incubadora de Empresas de São João de Meriti.

Iniciativa do diretor geral do campus, Rodney Albuquerque, o encontro contou com a presença de representantes de entidades reconhecidas pela sua atuação e excelência na promoção da inovação através da integração entre academia e sociedade. A atividade envolveu a participação de representantes da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), da Incubadora de Empresas da COPPE-UFRJ, da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do governo do Estado do Rio de Janeiro, da Incubadora TEC Campos-IFF e da Agência de Inovação do IFRJ.

A secretária executiva da ANPROTEC, Vanusa Leitoguinho de Sá, apresentou um panorama sobre os mecanismos de inovação no Brasil e o papel das incubadoras de empresas no fomento do desenvolvimento econômico e social do país, destacando a importância da formação de ecossistemas de inovação.

A coordenadora de Relações Institucionais e Eventos da Startup Rio, Renata Haje de Carvalho, falou da importância da criação de mais mecanismos de inovação no Estado do Rio de Janeiro, apoiando a criação da Incubadora de Empresas de São João de Meriti. Renata destacou que o Startup Rio, programa da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do governo do Estado do Rio de Janeiro, vem contribuindo para a criação de diversas inovações de impacto social, como tecnologias na área de saúde para enfrentamento da pandemia de COVID-19.

O coordenador da Incubadora da COPPE-UFRJ, Armando Clemente, compartilhou sua ampla experiência na gestão de uma das maiores e mais importantes incubadoras do país, oferecendo ao grupo diversos conselhos de ordem prática e estratégica para a concepção da Incubadora de São de Meriti.

A coordenadora geral de Parcerias, Prospecção e Empreendedorismo da Agência de Inovação do IFRJ, Simone Alves, apresentou ao grupo os mecanismos institucionais existentes e aqueles em construção, como a Política de Inovação do IFRJ, que servem como referenciais para a criação da Incubadora de São João de Meriti. Simone também trouxe exemplos de casos de sucesso de iniciativas empreendedoras de alunos do IFRJ e falou dos esforços que a Agência de Inovação vem realizando para fomentar uma cultura colaborativa entre os atores institucionais do IFRJ para criação de inovações. "Foi um prazer participar dessa reunião do GT e marco inaugural da futura incubadora do campus. É muito gratificante ver um grupo qualificado e motivado reunido para dar vida a um projeto como esse. Tenho certeza de que será um sucesso, um divisor de águas para a comunidade de SJM e da Baixada Fluminense. O empreendedorismo é uma via transformadora, sobretudo para a chamada ‘base da pirâmide’. Parabéns a todos os envolvidos!” disse Simone.

O presidente da Incubadora TEC Campos-IFF, Henrique da Hora, compartilhou com o grupo o papel da incubadora no desenvolvimento social e educacional dos estudantes do Instituto Federal Fluminense. Já o o conselheiro da ANPROTEC e orientador profissional, José Alberto Aranha, compartilhou um pouco de sua longa experiência frente à Incubadora Gênesis - PUC Rio, abordando os principais desafios enfrentados para iniciar uma incubadora em uma instituição de ensino.

O presidente do GT da Incubadora de Empresas de São João de Meriti, Flávio Henriques, avaliou o seminário como um momento de fundamental importância para a natureza do trabalho do grupo.

Diversos membros do GT também relataram suas experiências e impressões sobre o encontro. O diretor de ensino e pedagogo do Campus SJM, Luiz Alberto Chaves Junior, destacou a importância da capacitação para o entendimento dos potenciais de aprendizagem e de pesquisa de um incubadora para o campus. Enquanto o  coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Campus SJM, Marcel Amorim, observou que "A formação realizada em diálogo com colegas da Agência de Inovação do IFRJ, da COPPE-UFRJ, do IFF e da PUC-Rio foi essencial para que os servidores do campus São João de Meriti pudessem compreender a natureza e as ações da incubadora enquanto o espaço multifacetado que ela é”.

A coordenadora de Extensão do campus SJM, Loise Medeiros, disse : “A formação realizada nos proporcionou discussões muito importantes para a identificação das possibilidades que um projeto como este pode trazer, tanto do ponto de vista social, como do ponto de vista acadêmico".

O GT da Incubadora de Empresas de São João de Meriti vem realizando estudos e produzindo a documentação base para implantação e funcionamento da incubadora, que será submetida aos trâmites institucionais cabíveis. A Incubadora de Empresas sediada no campus SJM será a primeira do município e atenderá estudantes e empreendedores externos no desenvolvimento de projetos de inovação em produtos, serviços e processos que possuam relação com os eixos tecnológicos do campus SJM: Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais e Desenvolvimento Educacional e Social. A iniciativa visa, sobretudo, facilitar a criação e fortalecimento de um ecossistema de inovação na baixada fluminense integrando academia, mercado e sociedade.

O Diretor-Geral do IFRJ Campus São João de Meriti, Rodney Albuquerque, acredita que este será um passo importante para o desenvolvimento do campus, parabeniza o grupo de trabalho pelo importante trabalho desenvolvido e agradece às lideranças, locais, estaduais e nacionais pela participação e abertura de parte do ecossistema de inovação ao Campus.

Confira o vídeo da capacitação AQUI