NPD Silício Fluminense abre portas para projetos

Que comecem os jogos! Os proponentes de 15 startups formadas por alunos dos cursos superior em tecnologia em jogos digitais e do curso técnico de nível médio eminformática para internet, receberam no fim da tarde do dia 31 de outubro, as chaves de seus boxes no Núcleo de Produção Digital (NPD) Silício Fluminense, a partir de hoje, eles terão 6 meses para desenvolver seus games e produções audiovisuais. Com o apoio de toda a equipe do campus que acreditou no sonho, além de parceiros como o CTAv, a Secretaria do Audiovisual e o Ministério da Cultura, foi possível instrumentalizar o campus com um estúdio de TV com Câmera black magic 4K e câmeras externas para esta finalidade. Segundo o 33° artigo do Regimento Interno do Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin (SFInJE), aprovado pelo Conselho Superior do Instituto Federal, por meio da resolução nº 04 de 06 de março de 2017, o Núcleo de Produção Digital (NPD) faz parte do espaço compartilhado para uso dos projetos das startups aprovadas. Os alunos foram selecionados por meio de um edital que contou inclusive com um comitê técnico, que além da apreciarem a documentação, também avaliou um pitching. A ação ficará sob a responsabilidade da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Incubadora, com o Professor José Ricardo, com esta ação o campus espera iniciar a indução de um APL em games, o Vale dos Games de Eng. Paulo de Frontin, cada uma das 15 startups possui em média 5 estudantes, o que envolve diretamente 75 alunos de nossa comunidade acadêmica.

Proponentes assinam contrato junto ao NPD Silício Fluminense

"É uma execução, na prática, do que prevê a meta 43 do Plano Nacional de Cultura, de criar novos polos audiovisuais em todo o Brasil. Com a entrega desses kits, você forma novos profissionais, gera conteúdo e agentes multiplicadores em diversos setores do audiovisual", afirma Renato Costa, coordenador de Infraestrutura Técnica do Centro Técnico Audiovisual (CTAv).

"Esse NPD já nasceu vocacionado para a área de games porque o campus do Paulo Frontin tem curso nesse setor e cursos em áreas correlatas. Além disso, há uma legislação municipal e estadual que dá um conjunto de benefícios a empresas de tecnologia e de games. O NPD veio a somar com esse arranjo", explicou o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), João Batista. "É um equipamento que vem para, de imediato, dar vida, divulgação e potencial à discussão de tudo que ocorre localmente, além de impulsionar a produção audiovisual", completou.

Parabéns a todos!