Cinemateca, prêmio e exposição de jogos: nova parceria do consulado francês com o campus

No último dia 17/11, sexta-feira, das 11h às 16h, os alunos do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin e suas Startups protagonizaram a mostra que ocorreu ao longo de todo mês de novembro de 2017, pelo Institut Français do Brasil organizadora do #NovembreNumériqueBrasil, que colocou em destaque as culturas digitais em suas mais diversas formas. O evento foi um convite para descobrir as tecnologias, possibilidades de uso, conteúdos e novos atores do mundo digital, prestigiando o diálogo entre os talentos franceses e brasileiros.

O #NovembreNumériqueBrasil apresentou diversificada programação cultural, na capital fluminense e em diversas outras cidades pelo Brasil, compreendendo exposições de obras interativas e inovadoras, ateliês digitais para crianças, adolescentes e idosos, projeções de webséries, discussões sobre Internet e Territórios(s), Inteligência Coletiva, Economia Colaborativa, Big-data, Internet nas Periferias, Cultura maker, e a mostra de jogos digitais protagonizada pelos estudantes do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin.

Desta forma, o público que foi prestigiar a ação, pôde conhecer a produção dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin. "Foi ótimo nosso campus ter se mobilizado para participarmos desta iniciativa do consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Estamos desde junho/17 trabalhando nesta ação que foi extremamente bem sucedida", informa o Diretor-Geral do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, Prof. Rodney Albuquerque.

Das 11h às 16h, os games estiveram disponíveis para experimentação do público no mezanino da BiblioMaison, já entre às 13h às 16h todos se surpreenderam positivamente com um pitching dos 10 projetos participantes da mostra. Por fim, foi entregue o “Prix Engenheiro Paulo de Frontin de Jeux Vidéos” para os projetos apresentados.

Ao todo foram selecionados 10 games, 5 selecionados durante o Rock in Rio 2017, são eles: Heroes Combat da Tinguá Game Studio, Vapor Stories da Alien Phalanx, Diversidade em Jogo da Colinas Games, Awakening of Phaedros da Orbital Game Studio e Backstage: Circus da Blue Hill Games. E mais 5 selecionados durante a mostra na Semana Acadêmica do campus, são eles: Os Gathas da Tinguá Game Studio, WitShe da Ignite Hill, Time Trapped da Pixel Capsule, Wired da Blue Hill Games e Beervenge da Prin Game Studio.

Foi organizado um júri para apreciação do pitching e entrega do I Prix Engenheiro Paulo de Frontin de Jeux Vidéos durante o Novembre Numérique, formado pelo professor do IFRJ Campus Eng. Paulo de Frontin, Felipe de Barros, pela Gamer Trials com Ian Freitas Rochlin e Gabriel Ferreira, pela Double Dash Studios com Kim Kaznowski, pela Dumativacom Rafael Bastos e pela Bitcake Studio com Camilla Slotfeldt, que deram preciosos feedbacks aos estudantes. Tendo sido acompanhado pela assessora audiovisual do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Olivia Tran e apresentado pelo Diretor-Geral do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, Prof. Rodney Albuquerque.

Ao fim, a representante do Campus France (https://riodejaneiro.consulfrance.org/Campusfrance-366), que é a agência governamental francesa, presente em mais de 110 países, responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França e ao Instituto Francês do Brasil. A gestão parabeniza a todos(as) que participaram e se mobilizaram para que esta ação ocorresse.

Como prova de amizade o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro anunciou que doará acesso a acervo audiovisual a mais de 1000 filmes franceses legendados em português brasileiro por conta da existência do Cineclube Manuel Congo. Em breve todo este acervo estará disponível em nossa biblioteca para consulta de todos.

Fizemos bem! Estamos muito orgulhosos com a entrega desta atividade.